Boas vindas

Aqui estou para compartilhar um pouco do que penso sobre a vida e sobre a profissão de jornalista. Sejam todos bem-vindos

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vamos precisar de todo mundo

* Publicado em www.querdizer.com.br em 08/11/2007

“Um mais um é sempre mais que dois”. Nos versos da música O Sal da Terra, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos, busco inspiração para escrever este artigo. Sou daquelas que acreditam que nenhum sonho se realiza quando estamos sozinhos. Isso porque a vida fica mais cheia de graça quando descobrimos o significado da palavra compartilhar. E como é bom olhar para o lado e ver que tem alguém que tem os mesmos sonhos que você. Seja na vida profissional, pessoal ou amorosa.

Àqueles que sonham com uma nova era para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís como eu, “quero dizer nenhum segredo”. Todos nós bem sabemos que “está na hora de arrumar o chão da nossa casa”. Já são quase 25 anos. A última disputa para o nosso sindicato aconteceu no ano de 1987. Na época, os colegas, por meio do Imprensa Livre, informativo do Movimento de Jornalistas 5 de Maio, já exigiam uma entidade mais ativa. O tempo passou. Os sonhos não.

Quando eu ingressei na faculdade no ano de 1987, o Movimento 5 de Maio organizava debates com os estudantes para discutir o movimento sindical. Cheguei a ir a um desses debates. Saí da faculdade em 1993. Fui buscar meu lugar ao sol no mercado de trabalho, como todos nós fazemos. Mas aquela indignação, estampada nos olhos de quem estava naquele debate, nunca me saiu da cabeça.

Motivada por natureza, fui envolvendo-me com várias causas. Apaixonei-me pela Redação e caprichava sempre nos textos. Escrever sobre a história das pessoas, formar opinião, é fascinante. Depois enveredei pela área da Assessoria de Comunicação. Uma das coisas que mais amo no jornalismo é saber que posso contribuir para que alguma coisa mude, seja atuando numa Redação ou numa Assessoria. Consegui realização profissional. Para muitos, isso seria o suficiente.

Mas ainda bem que muitos de nós sempre queremos ir além. Sei que não é fácil “recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois”. Cada geração, ao seu tempo, tem seus desafios. E, hoje, o Movimento Cutucar e a chapa Vamos Precisar de Todo Mundo, tem sob sua responsabilidade levar adiante o mesmo sonho dos integrantes do Movimento 5 de Maio.

Muitos devem se perguntar. Será que daqui pra frente a história vai ser diferente? Isso só o tempo vai dizer. Um bom começo é saber que “vamos precisar de todo mundo, pra banir do mundo a opressão”. Também não podemos esquecer que “pra melhor juntar as nossas forças, é só repartir melhor o pão”. Sabe o que isso significa. Que todos nós, do lado de lá, ou do lado de cá, podemos estar de um só lado: o nosso lado, o lado dos jornalistas.

E àqueles que acham que tudo na vida é pessoal e não encaram a luta pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís como um anseio coletivo, é importante dizer: “quero não ferir meus semelhantes. Nem por isso quero me ferir”. Não podemos deixar de defender o coletivo em detrimento de interesses particulares.

Então, para finalizar, faço um convite. O que é que você está esperando. “Anda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar esta página. Espero ter ajudado.