Boas vindas

Aqui estou para compartilhar um pouco do que penso sobre a vida e sobre a profissão de jornalista. Sejam todos bem-vindos

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Caixinha de Pandora

* Publicado em www.querdizer.com.br em 31/05/2007

Todos nós temos a nossa caixinha de Pandora. Há dias em que nos deparamos com situações que nos colocam diante de sentimentos como o medo, fraqueza, posse, ciúme, raiva, hostilidade, insegurança, frieza, autoritarismo, arrogância, prepotência, displicência, indecisão. Uns mais, outros menos. A lista é infinita. O importante é saber que, apesar das adversidades, guardamos em nós um bem interior que nos fortalece, o amor por nós mesmos. A vida é um aprendizado e, mesmo que a caixinha de Pandora se abra, ainda assim, a chama da esperança há de estar acesa. Amanhã é sempre um novo dia e todos nós podemos deixar no passado as situações que não nos fazem bem.

Mas como podemos exercitar o segredo da caixinha de Pandora? Acredito que um bom começo é perceber que as Pandoras de nossas vidas somos nós mesmos. Quando conseguimos nos libertar de situações que nos obrigam a conviver com sentimentos que não desejamos, a vida se torna mais feliz, o riso corre frouxo, a alegria é contagiante. Mas, quando insistimos na mão oposta, somos tomados pelo pessimismo. Ainda bem que resta a chama da esperança e que, a qualquer momento, pode aceder de novo em nós a possibilidade de vivermos o hoje melhor que o ontem. Quanto mais cedo aprendermos a fechar a caixinha de Pandora, antes que o mal se espalhe, melhor para nós.

Mesmo quando surgem situações inesperadas. De repente, você nem estava esperando que acontecesse e aconteceu em questão de segundos o que até um segundo atrás era improvável. Um enter, um start, uma palavra dita na hora e lugar errado e lá se foi. Mas por pior que possa parecer o que o momento apresenta, nada pode tirar a graça de poder dar boas risadas no futuro. Já prestaram atenção como algumas circunstâncias que nos colocam diante da Caixinha de Pandora hoje, servem para nos fazer refletir e até sorrir amanhã? Só o que não vale é deixar de agradar a si para agradar aos outros. Se a caixinha foi aberta, então que se enfrente as situações, sempre com a convicção de que problema só torna problema quando problematizamos além dos limites. Para tudo há solução. Sei que há pessoas que dramatizam tudo, mas prefiro jogar no outro time: dos bem humorados, até para lidar com situações limite. Como é bom rir de si mesmo e das situações críticas e deixar os outros à vontade para rirem com você, até dos problemas. Quem vive assim, vive mais e melhor.

É claro que ninguém tem uma fórmula mágica para lidar com as situações. Tanto que o que é bom para uma pessoa, nem sempre é bom para a outra. Somos diferentes na essência e no caminhar. Cada um de nós guarda em si uma poção única. Assim, como na mitologia grega, Pandora, a primeira mulher, criada por Zeus, recebeu presentes diversos dos deuses, nós recebemos, ao longo de nossas vidas, dádivas dos nossos pais, amigos, amores, amantes, filhos, colegas de trabalho, vizinhos ou simplesmente conhecidos. A partir das relações que estabelecemos, vamos consolidando a nossa personalidade, desenvolvendo nossa espiritualidade, descobrindo nossas potencialidades, buscando afinidades, identificando nossas almas gêmeas, rejeitando nossos opostos, definindo o que queremos e porque queremos e aprendendo a lidar conosco e com os outros.

Como bem sabemos, a expressão Caixa de Pandora é utilizada para designar algo que é preferível não tocar. Mas Pandora não resistiu à tentação. Nós, os mortais, também somos assim. Não resistimos às tentações, embora alguns de nossos gestos impensados possam nos colocar diante de situações que não fazem bem para a nossa alma. Acredito, entretanto, que é preferível deixar que a caixa se abra. É melhor saber hoje o que vamos enfrentar do que esperar pelo amanhã. Não podemos ter medo de viver. Por mais que a gente esteja diante de situações que nem sempre desejamos, encontremos pessoas que nem sempre nos respeitem e façam felizes, por mais que um dia não seja exatamente o que queremos, o outro será sempre um dia melhor no qual vamos comemorar por termos nos dado a chance de. Só temos que saber quando é a hora de fechar a caixinha para que todo o mal não se espalhe e ainda reste a esperança. E isso, só cada um de nós poderá saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar esta página. Espero ter ajudado.